Sermões e Estudos
Pr. Alexandre Segura Sanches - Presidente da OPBB-ABC-SP e Diretor do Seminário Teológico Batista do Grande ABC
INTRODUÇÃO
Reflexão no Livro de Tiago 2: 14-26
Prezados irmãos, como crentes em Jesus Cristo buscamos viver em obediência a Palavra de Deus. A Bíblia é Palavra de Deus. É o registro da revelação que Deus faz de si mesmo aos homens (Declaração Doutrinária da ConvençãoBatista Brasileira). Nós batistas amamos a doutrina, amamos a evangelização e amamos missões. Nossas ações teológicas e doutrinárias, assim como na evangelização e missões promovem o crescimento da igreja, isso é fato. Sobre a sã doutrina investimos para termos uma educação teológica para todas as faixas etárias na nossa igreja visando membresias cada vez mais fortificada e alicerçada na Palavra de Deus, capaz de enfrentar os desafios do dia a dia. Na evangelização estamos preparando lideranças fortes, investindo nos líderes para estarem capacitados para a evangelização local e na comunidade onde nossa congregação está presente, com o objetivo do crescimento saudável, igreja crescendo com os resultado das conversões. E no contexto de missões estaduais, nacionais e mundiais mandamos ofertas e sustentos para nossos missionários no Brasil e no exterior. E contribuímos com as ofertas nas campanhas de missões anualmente da nossa denominação. Diante de um relatório tão recheado de ativismo no que tange aos trabalhos da igreja pergunto. Estamos cumprindo nossa Missão? Doutrinando,evangelizando e crescendo em números? Estamos realizando a vontade de Deus? Está faltando algo essencial para completar esse conjunto de ações? A partir da exposição bíblica de Tiago 2:14-26 iremos apresentar uma mensagem onde as questões sociais também devem ser a prioridade da igreja. Da mesma forma que enfatizamos o bom ensino teológico, o investimento na área de evangelismo e missões, devemos enfatizarmos, priorizarmos e vivermos como igreja as questões sociais. Pois é a teologia propriamente dita na prática. A epístola deTiago foi escrita provavelmente pelo meio irmão do Senhor Jesus
A TEOLOGIA PRÁTICA EM RELAÇÃO AOS OUTROS
Tiago 2. 14-17
O texto bíblico não somente nos conduz a reflexão, mas também a agirmos de forma emergencial ao depararmos com uma realidade triste não só na nossa igreja, mas em muitas igrejas. Trabalhamos sempre uma boa teologia nos nosso púlpitos, investimos em outras estruturas da igreja e esquecemos do essencial, do próximo. É nossa responsabilidade e dever como igreja local e como pessoas e membros da comunidade cristã. Nos versículos quatorze a dezessete o evangelista Tiago aborda questões essenciais da teologia pratica. Ou melhor, uma pergunta no versículo quatorze :...qual é o proveito, se alguém tiver fé. Mas não tiver obras? Pode, acaso,semelhante fé salvá-lo? Aparentemente estamos deparando com uma contradição entre Paulo e Tiago, principalmente quando lembramos da epístola de Paulo aos Efésios 2.8-9 onde Paulo claramente mostra que: Porquê pela graça sois salvos,mediante a fé: isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para queninguém se glorie. Evidente que não há contradição, pois a bíblia é a palavra deDeus, plenamente inspirada e sem erros. Tiago fala das obras como resultado da fé,impossível ter fé e não manifestar as obras.Precisamos como igreja de Jesus manifestar essa fé que nos foi dada por Cristo. Amando ao próximo como a nós mesmos. Na nossa própria comunidade eclesiástica, temos irmãos e irmãs desempregados, enfermos, desamparados e sem esperança, o texto sagrado nos desafia a olharmos para essas questões de forma essencial e especial. De que adianta termos uma boa teologia, uma grande estruturade evangelização e missões, bancos cheios de membros se não temos olhares para os irmãos e irmãs da igreja que passam necessidades, tristezas e desesperança? E a comunidade carente fora da igreja que também clama e aguarda por justiça aguardando um socorro. E justamente a igreja é aquela que detém a mensagem da salvação, do amor, da fé e da esperança. Fé sem obras é morta, porém fé com as obras é vida, esperança, amor e justiça. A boa teologia está pautada nas Escrituras.Ou seja, boa doutrina, evangelização, missões e amor ao próximo.
A TEOLOGIA PRÁTICA EM RELAÇÃO A NÓS.
Tiago 2:18-22
As obras são o resultado da nossa fé, impossível não manifestar o amor, a caridade e a misericórdia sem a fé em nossos corações. O texto sagrado é claro quando registra que os demônios creem, ter certeza que Deus existe apenas não basta. Jesus Cristo nos deixou um importante aprendizado no sermão do monte registrado no evangelho de Mateus 5-7. Onde vemos com clareza através dos ensinos de Jesus exatamente na pratica o que Tiago discorre no texto no qual estamos trabalhando, a fé em ação através das obras.Nos versículos vinte e um a vinte e quatro o evangelista cita Abraão o pai dos judeus na carne e o pai dos cristãos na fé. Abraão, é grande exemplo da manifestação das obras por meio da fé, onde a justiça se manifesta quando ele obedeceu quando ofereceu Isaque. Da mesma forma nós, temos as Escrituras, a palavra de Deus, e nela cremos como plenamente inspirada. Não basta apenas crermos na palavra, mas também obedece-la. E nela encontramos mandamentos para socorrermos os fracos, órfãos, viúvas, pobres, necessitados e desesperançados da nossa comunidade e de fora também. Meus prezados irmãos as obras é o resultado da nossa fé. Da mesma forma que o corpo sem o espírito, a fé sem obras é morta. Como igreja de Jesus precisamos manifestar as obras, um resultado da nossa fé, de tudo que aprendemos.
CONCLUSÃO
Meus prezados irmãos, aprendemos através da palavra de Deus que precisamos colocar em prática como igreja de Jesus nossa teologia, nossa doutrina e nosso amor. Através da fé que nos foi dada pelo Espírito Santo com objetivo para ensinar, discipular, evangelizar e socorrer os necessitados. Que nós como igreja olhemos com amor e misericórdia nossos irmãos necessitados e toda comunidadeno qual nossa igreja está inserida.